Masterização de Áudio
Como funciona
Entregar sua mix a um engenheiro de som competente para masterizá-la é a melhor coisa a se fazer. Não apenas a qualidade da música final será maior, mas ela atenderá aos padrões dos diferentes formatos de distribuição (CD, streaming, vinil etc.). A boa masterização dá polidez a uma música já mixada, retocando os pontos fortes e reduzindo os pontos fracos que houverem.
Para que possamos masterizar sua música, primeiro você deve exportar no seu DAW a master track em .wav, com o sample rate (ex: 44100kHz) e o bit-rate (ex: 24bit) iguais aos da maioria dos stems. Também exporte a track sem limiters nela, para que o engenheiro tenha mais controle sobre a dinâmica da música.
Após isso, entre em contato via e-mail ou WhatsApp! Faremos um orçamento baseado nas necessidades da mix e no número de músicas. Depois é só comprar o serviço, fazer o upload da mix e esperar. Logo começaremos o trabalho e, em 2 dias no máximo, retornaremos com a música masterizada. Então o cliente pode ouvir e, se achar necessário, pedir revisões. Nosso serviço de masterização inclui, por padrão, 3 revisões gratuitas. Por último, enviaremos a versão final em .wav 16-bit e .mp3 320kbps, os formatos padrão de alta qualidade.
O que nosso pacote de masterização inclui
Às vezes, uma música tem mais alcance dinâmico do que é desejado ou apropriado, e aí entra em cena o compressor. Também podem ser usados os compressores multibanda, que ajudam a "domar" frequências problemáticas.
A equalização feita numa master é diferente de uma EQ feita durante o processo de mixagem. A masterização, sendo a etapa de polimento da música, exige uma equalização sutil, de curvas amplas, porém precisas. Mais do que 4db de corte ou aumento já é considerado um exagero.
Na etapa de masterização, frequentemente se usa alguma ferramenta para saturar a faixa. Por quê? Porque a saturação (seja de fita, como preferimos aqui, de tubo ou outros tipos), aumentando os harmônicos do som, dá o famoso "calor", a "cor" a ele.
Usando do limiter, aumentamos o volume (medido em LUFS-I) de sua música até os padrões comerciais, seja CD ou streaming. Damos a garantia de que sua master não será distorcida ao enviar para rádios, serviços de streaming etc.
Quando a master é feita para várias músicas num grupo coeso (como um EP ou LP), uma das tarefas do engenheiro é fazer com que a sonoridade delas também seja coesa. Assim, os volumes ficam semelhantes e o equilíbrio de frequências de cada faixa também.
Geralmente, os fades e o silêncio no fim de uma faixa são feitos pelo engenheiro de masterização, que tem experiência em analisar o contexto da música e o impacto deixado ao final.